Atenção

Fechar
Processando...
Área Restrita
Esqueceu a senha? Associe-se
Esqueci a senha
Alterar senha

ABITAM participa de reunião com Embaixador da Argentina, Daniel Scioli

18/10/2021

A ABITAM (Associação Brasileira, da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal) esteve reunida em setembro com o Embaixador da Argentina, Daniel Scioli, para tratar de uma série de assuntos de interesse comercial de seus associados, entre os quais a proposta do governo brasileiro de redução da tarifa externa comum (TEC) do Mercosul, a flexibilização das negociações extra Mercosul e Integração energética.

Sobre o primeiro tema, os governos brasileiro e argentino firmaram um acordo e emitiram um manifesto com redução de 10% de aproximadamente 87% dos itens tarifários do Mercosul. Tal medida ainda depende da aprovação dos demais membros do bloco (Paraguai e Uruguai). Foram exceção itens sensíveis, como dos setores têxtil, de brinquedos e automotivo.

Outro tema que opõe países que integram o Mercosul é a flexibilização das negociações para além do bloco, defesa feita por países como Brasil e Uruguai. O tema foi um dos pontos centrais da 58ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada em julho, quando o Brasil assumiu a presidência semestral pró-tempore do bloco, em passagem do comando realizada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez. A decisão sobre relações extra-bloco exige consenso entre os países integrantes do Mercosul.

Por fim, quanto à integração energética, esteve em discussão a busca por soluções envolvendo países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Bolívia e Uruguai. Na relação em especial com a Argentina, o debate gira em torno da construção de um gasoduto que visa a trazer gás das reservas de Vaca Muerta, localizada na Província de Neuquén, ao Brasil – um projeto defendido pelo governo argentino. A perspectiva é de que a exploração das reservas de Vaca Muerta possa dobrar até 2023 e triplicar até 2028 a produção de petróleo e gás na Argentina.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.