Atenção

Fechar
Processando...
Área Restrita
Esqueceu a senha? Associe-se
Esqueci a senha
Alterar senha

ABITAM e Cytacero realizam reunião online

17/11/2021

No fim de outubro, o presidente da ABITAM, Idarilho Nascimento, e representantes da Associação participaram da reunião com a membros da Cytacero (Câmara de Fabricantes de Tubos e Tubos de Aço), de Buenos Aires, na Argentina.

Entre os temas discutidos, estava o manifesto público proposta em conjunto pelos governos brasileiro e argentino quanto à redução da TEC (Tarifa Externa Comum), projetos energéticos previstos, atos dumping, situação da Petrobras e Mercosul. Segundo Idarilho, “são encontros e reuniões como essas que nos garantem as melhores informações do nosso negócio, para que juntos possamos decidir também tomando as melhores decisões”.

A Cytacero mantém uma relação permanente com diferentes organizações e entidades da esfera pública e privada, ministérios, secretarias, universidades, institutos, entre outros órgão, representando empresários metalúrgicos no setor de produtos siderúrgicos tubulares e fazendo representações às autoridades competentes, estando ligada também à Associação das Indústrias Metalúrgicas da República Argentina (ADIMRA).

Mais sobre o Manifesto Público que propõe acordo de redução de tarifas

Em um manifesto público, com declaração conjunta dos governos brasileiro e argentino, ficou definido em conjunto com os demais sócios do Mercosul o alcance e as características da revisão da Tarifa Externa Comum, com redução de 10% de alíquotas no imposto de Importação. No documento foi ressaltado que se trata de passo importante para aumentar a competitividade dos Estados que integram o bloco e para o fortalecimento dos processos produtivos regionais, de maneira a promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor.

A reunião que definiu o Manifesto aconteceu em Brasília e teve como participantes o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos França, e o Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Santiago Cafiero, acompanhados de Ministros de Estado e autoridades de ambos os governos, a fim de discutir os principais temas das agendas bilateral e regional.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.